O Papel do Educador Cristão

O papel do educador cristão vai muito além do ensinar, é uma vocação que ajuda a sociedade a evoluir.

Um Pouco da História da Educação

Na antiguidade, a escola era privilégio de ricos e nobres e o ensino era restrito aos homens; as meninas e mulheres não tinham direito a educação formal, eram ensinadas em casa.

Hoje, o acesso a educação é assegurado por lei, as crianças e adolescente têm garantido o direito de frequentar a escola.

Nos tempos modernos, a escola passa a ser um marco na vida das pessoas. Apesar de não ser uma garantia, a pessoa que recebe a educação formal tem a chance de alcançar um futuro mais promissor.

Crianças e adolescentes passam boa parte das suas vidas na escola, lá aprendem a ler, escrever, conhecer os valores da sociedade, costumes, hábitos e comportamentos.

Esse artigo está sendo escrito no dia 28 de abril, dia mundial da educação e o tema foi escolhido exatamente em decorrência disso.

É óbvio que como contador, analista de sistemas e professor compartilho da ideia de que a educação é uma ferramenta de transformação das pessoas.

As nações que deram a devida importância a educação são as que mais prosperaram em todas as áreas. Assim, é possível compreender que a educação é realmente um diferencial na vida das pessoas.

A Educação Cristã

A sociedade atual vive uma diversidade de conceitos e ideologias e isso é fruto de um ambiente democrático e pluralista. Assim, podemos ver essa diversidade em todos os segmentos da sociedade.

Na educação e na escola, isso não é diferente, não é nosso papel e nem queremos fazer julgamentos, queremos apenas externar a nossa modesta visão.

Como cristãos vislumbramos a ideia de que todo líder cristão deseja que sua igreja também ofereça uma educação alicerçada nos ensinamentos da bíblia. E isso, justamente para que o nosso jovem não caia nas muitas armadilhas dessas filosofias pós-modernas.

Na bíblia existem diversos versículos que falam sobre aprendizado e educação, quando estudados eles revelam que o desejo de Deus é que você se destaque na educação.

A educação formal, sem dúvidas, é importante e imprescindível. Da mesma forma, a educação cristã é um complemento da educação geral, entretanto é a base para a vida, é o aprendizado da palavra de Deus.

Podemos imaginar a criação da educação como algo que veio de Deus quando instruiu a primeira família para que dominasse sobre a natureza, de forma que entendesse seu funcionamento e transmitisse esse conhecimento de geração em geração.

Do mesmo modo, Jesus explicou aos apóstolos que se devia ensinar o evangelho a todos. Assim, a educação cristã precisa ser enxergada sob uma ótica que privilegia o ensino a todos, indistintamente.

A orientação que as crianças recebem vai ser a sua base moral e vai acompanhá-las e orientá-las pelo resto de suas vidas. E é justamente por isso que é um trabalho de suma importância.

As coisas evoluem, os costumes mudam, a instrução que recebemos pode ficar de lado ou não seguida, esquecida não. Entretanto, o ensino moral baseado na palavra de Deus é bom alicerce.

A Educação na Bíblia

Como cristãos, Deus deve ser a mola mestra e o centro das nossas vidas, devemos considerá-lo em tudo quanto fizermos. Sendo assim, ler, conhecer e estudar a bíblia é uma necessidade do cristão.

A bíblia nos instrui a agir com inteligência e a estudar com diligência a Palavra de Deus.

 

Assim, Paulo escreveu a Timóteo para se apresentar a Deus aprovado, não se envergonhar como obreiro que maneja bem a palavra da verdade.

No livro de Efésios, capítulo 6, versículo 4 diz assim o Senhor: “E vós, pais, não provoqueis à ira vossos filhos, mas criai-os na disciplina e admoestação do Senhor.”

Nesse sentido, a educação é para ajudar o jovem a atingir a maturidade, não para enfurecê-los.

Deus espera que os pais sejam exemplos para os filhos, tanto em palavras, quanto em ações e para toda a vida.

Em Deuteronômio 6:6-7, assim diz a palavra do Senhor: “E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração; e as ensinarás a teus filhos, e delas falarás sentado em tua casa e andando pelo caminho, ao deitar-te e ao levantar-te.”

A bíblia também nos ensina que Deus espera que os filhos se comportem de maneira digna e obedeçam aos pais; em Efésios 6:1 está escrito: “Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo.”

Na segunda carta de Paulo a Timóteo, ele deixa transparecer a ideia de que a Palavra de Deus nos amadurece e nos prepara para sermos servos instruídos.

2 Timóteo 3:16-17 “Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça; Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra”.

O Educador Cristão

A educação cristã nos prepara de modo que Deus possa realizar em nós, conforme Ele nos preparou para as boas obras (Efésios 2:10). Mais ainda, ela nos transforma pela renovação do nosso entendimento (Romanos 12:2).

Quem deve ensinar a criança para o caminho de Deus, são seus pais, é responsabilidade da família, através do exemplo, passar esse ensinamento.

Deste modo, na igreja que se preocupa com a educação cristã, o ministério local deve ser o apoio e o suporte da família.

Aqui entra o papel do educador cristão, que sem qualquer sombra de dúvida é muito importante. Ele vai passar conhecimentos sobre a bíblia, valores cristãos, familiares, éticos e morais que vão nortear toda a vida do jovem cristão.

Conhecer cada aluno individualmente, seus valores familiares, suas experiências de vida e dificuldades é um grande desafio.

Assim como na educação formal, na educação cristã é o amor que impulsiona os educadores a realizarem o seu trabalho com dedicação.

Na educação formal o grande resultado do trabalho do professor é a formação de um cidadão que aprendeu a pensar. Já o educador cristão ajuda a moldar o caráter do cidadão, instruindo-o a agir com ética, responsabilidade, amor fraternal e temor a Deus.

No artigo A Escola Bíblica Dominical na Igreja Cristã escrevemos um pouco da história da EBD e como ela funciona nos dias de hoje.

No aplicativo SigiWeb você encontra todas as rotinas e ferramentas necessárias para gerir a EBD na sua igreja. Você conta com um aplicativo para ajudar a cadastrar alunos, professores e muito mais.

2 comentários em “O Papel do Educador Cristão”

  1. So deixou a desejar anúncio da inscrição de tesouraria que me interessou muito porém não aceitou o número do meu contato, e não fiz a minha inscrição as demais coisas conteúdo muito benéfico, e aproveitoso

    Responder
    • Ola Raquelda, grato por acompanhar as nossas publicações. Não entendi a dificuldade da irmã, pode nos explicar melhor o que aconteceu, teremos o máximo prazer em ajudá-la. Clique no menu superior Contato, você pode nos enviar uma mensagem via whatsapp também, estamos a sua disposição. Fica na Paz.

      Responder

Deixe um comentário

Click to access the login or register cheese