A Escola Bíblica Dominical na Igreja Cristã

A Escola Bíblica Dominical, popularmente chamada de EBD, é recurso utilizado pelas igrejas evangélicas para ensinar a palavra de Deus, é uma reunião para estudos bíblicos que acontece sempre aos domingos. Nas aulas são ministrados conteúdos sobre os diversos assuntos da doutrina bíblica e sua aplicação na vida cristã.

Como surgiu a Escola Bíblica Dominical

Na Inglaterra do século XVIII ocorreu um importante movimento religioso que ficou conhecido como Avivamento Evangélico que impactou profundamente as igrejas e a sociedade inglesa.

Esse movimento gerou muitos frutos espirituais e sociais como reforma das prisões, luta contra o trabalho infantil, contra o tráfico de escravos, melhor educação e missões mundiais.

Nesse período da história, na Inglaterra, havia um grande número de crianças pobres que trabalhavam nas fábricas durante a semana e aos domingos vagavam pelas ruas. Robert Raikes, um jornalista e filantropo inglês, no ano de 1780, criou uma escola para alfabetizar e evangelizar essas crianças

A escola funcionava das dez horas da manhã as dezessete horas da tarde e ministrava aulas de leitura, redação, estudo bíblico e ainda contava com períodos devocionais. A ideia foi tão promissora que 6 anos mais tarde, com muitas escolas fundadas, elas já contavam com cerca de duzentas mil crianças.

O movimento teve uma aceitação tão boa que em poucos anos se difundiu para outros países da Europa, depois aos Estados Unidos e América Latina. No ano de 1803 surgiu a União das Escolas Dominicais.

As igrejas entenderam a importância desse tipo de escola e passaram finalmente a utilizar esse método na educação religiosa de seus membros.

No século XIX ocorreu um grande movimento missionário que levou a ideia das escolas dominicais para todo o mundo, inúmeras Convenções Mundiais de Escolas Dominicais foram realizadas que atraiu representantes de várias nações envolvidas.

Conforme o tempo foi passando, as pessoas e instituições perceberam a importância desse tipo de escola, que tinha forte influência da igreja e boa aceitação por parte da comunidade local, então surgiram grandes associações que promoviam eventos, elaboravam material didático e dava treinamento para professores.

Escola Bíblica Dominical na Igreja Cristã no Brasil

No Brasil, a primeira Escola Bíblica Dominical Permanente foi fundada em 1855, na cidade de Petrópolis, no estado do Rio de Janeiro, pelo casal Robert e Sarah Kalley, ele um médico escocês, ela uma musicista e missionária inglesa que vieram ao Brasil fazer um trabalho missionário.

No início do século XX, no Rio de Janeiro criou-se a União das Escolas Dominicais do Brasil que era uma filial da Associação Mundial de Escolas Dominicais que anos depois passou a ser o Conselho Nacional de Educação Religiosa.

O Rev. Erasmo de Carvalho Braga que foi pastor, professor, escritor e músico e foi um dos maiores influenciadores evangélicos de seu tempo, nascido em Rio Claro, SP, em 1877 foi um grande entusiasta da educação cristã no Brasil.

Ele idealizou e editou 8 volumes do Livro do Professor que continha material de apoio das lições internacionais, comentários dos textos bíblicos, belas ilustrações e lições de cunho pedagógico para crianças, adolescentes e adultos.

Aconteceu no Rio de Janeiro, no ano de 1932, a 11ª Convenção Mundial de Escolas Dominicais que contou com mais de 1.300 delegados de 33 países, sem dúvidas, foi o maior evento protestante no mundo que se realizou na América Latina.

Nos anos 30 a organização Periódicos de Educação Religiosa publicava revistas para a Escola Bíblica Dominical, em 1977 a Igreja Presbiteriana do Brasil adquiriu essas revistas que passaram a ser publicadas pela Junta de Educação Religiosa.

Anos mais tarde o departamento responsável pelas publicações passou a fazer parte da Casa Editora Presbiteriana ou Editora Cultura Cristã, que até os dias de hoje ainda publica lições da Escola Bíblica Dominical.

 

Como Funciona a EBD hoje

Como enfatizamos mais acima, a Escola Bíblica Dominical é um departamento dentro das igrejas evangélicas que é responsável pela educação cristã e sua principal preocupação deve ser o ensino da Palavra de Deus.

Todo cristão deve ter consciência de que a obediência ao mandamento bíblico de ensinar é da maior relevância para a vida da igreja. A educação cristã na igreja tem um valor inestimável, não se deve deixar o estudo da bíblia em segundo plano.

É importante que pastores, líderes e dirigentes tenham essa consciência da necessidade de investirmos na educação cristã de nossas crianças. Infelizmente falta uma visão diferenciada e completa do que realmente seja o cristianismo, deixam de lado o ensino bíblico.

É extremamente importante que os nossos olhares estejam voltados para a evangelização, o que de fato ocorre, entretanto, nesse contexto a educação cristã também deve ter a sua importância, é através do ensino que concluímos a nossa missão de fazer discípulos aqueles que seguem a Cristo.

Os líderes cristãos precisam enxergar a Escola Bíblica Dominical como uma porta de entrada na vida cristã, independente da formação, da idade, do sexo e de outras situações todos devem passar pela EBD.

A EBD é um celeiro de líderes, doutrina pessoas, ensina valores e cria hábitos espirituais, como ler e estudar a bíblia, na prática vivencial, aprendendo e ensinando, cria vínculos importantes, aprende a valorizar e a amar o próximo.

 

Nesse sentido, de trazer pessoas para a vida cristã, a EBD é um projeto para toda a igreja, ela provê suporte doutrinário para a comunidade cristã. Hoje, infelizmente, vemos pessoas pulando de igreja em igreja, isso é falta de um bom preparo bíblico, aquele que conhece de fato a bíblia não se deixa levar pelas “novidades” que aparecem todo dia.

Para cumprir o seu verdadeiro e importante papel, a EBD precisa do apoio incondicional e sem ressalvas de seu corpo de dirigentes e de toda igreja, a igreja precisa de recursos financeiros e materiais para sua sobrevivência, a EBD também.

Entretanto, o mais importante de todos é o material humano, além de investir em material didático, boas salas, mobiliário escolar a igreja precisa ter a consciência de escolher e formar professores apaixonados pelo Evangelho, isso vai fazer toda a diferença.

No nosso sistema SigiWeb além das rotinas de controle de membros, de congregações, da gestão financeira, você encontra uma rotina para lhe auxiliar na condução da sua Escola Bíblica Dominical, com cadastro de alunos, turmas, professores e outras coisa que você precisar.

Deixe um comentário

Click to access the login or register cheese