- Abra o sistema e acesse o menu Secretaria → Crianças.
- Para cadastrar uma nova criança, clique no botão “Novo” e siga os passos abaixo:
Preenchendo as informações:
- Digite o Nome da criança.
- Selecione o Sexo.
- Informe obrigatoriamente a Data de Nascimento.
- Os demais campos (telefone, endereço, etc.) não são obrigatórios, mas você pode preencher conforme sua necessidade.
Informações dos pais:
- Para inserir o Nome do Pai ou Nome da Mãe, você pode:
- Digitar diretamente, ou
- Clicar no botão da lupa (🔍) para buscar diretamente no cadastro dos membros.
(Ao selecionar o pai ou a mãe já cadastrado no sistema, as informações de endereço serão preenchidas automaticamente.)
Dados adicionais:
- Informe, caso deseje, os campos relacionados à certidão de nascimento, naturalidade e situação (ex.: ativo).
- O campo “Apresentação” é importante, pois habilita outras funcionalidades no sistema:
- Selecione a Data de apresentação.
- Escolha a Igreja (local ou outra cadastrada).
- Informe o Tipo de admissão. Caso não exista a opção desejada, clique na pasta amarela (📁) para cadastrar um novo tipo.
- Insira também a data de Admissão.
Inserindo foto:
- Clique com o botão direito no espaço da foto e selecione “Incluir foto”.
- Escolha uma foto salva em seu computador e clique em “Salvar”.
✅ Pronto! A criança está cadastrada.
Consultas e exportação:
- Na aba “Consulta”, você poderá visualizar todas as crianças cadastradas.
- Quando a criança for batizada, clique em “Exportar para membro” para transferir automaticamente as informações dela para o cadastro de membros.